"A EB1 de Alumieira, situada na freguesia de Loureiro, concelho de Oliveira de Azeméis, inaugurou a sua Biblioteca Escolar, que vai servir os cerca de 130 alunos que ali estudam. A Biblioteca comporta cerca de 1800 livros e variados materiais didácticos e lúdicos. A inauguração da Biblioteca Escolar era um momento há muito desejado, pois os livros e os móveis, apesar de amontoados, já se encontravam naquele espaço há espera da iniciativa de alguém há cerca de três anos. “Foi preciso motivar e envolver as pessoas, que são as mesmas que já cá estavam há três anos, para montar a Biblioteca”, frisou a presidente do Conselho Executivo do Agrupamento de Escolas de Loureiro, Isabel Terra. A falta de uma Biblioteca neste estabelecimento de ensino era uma necessidade evidente, tornando-se agora num melhoramento que vem dar apoio a mais de uma centena de crianças.
O momento inaugural da Biblioteca contou com a presença de diversas entidades, entre as quais representantes do Conselho Executivo, Associação de Pais, Direcção Regional de Educação do Norte e da Autarquia oliveirense. O vereador referiu que o objectivo da autarquia é melhorar as condições das escolas, para que o ensino e a educação saiam reforçados. Albino Martins reconheceu a colaboração da Junta de Freguesia em diversas melhorias no âmbito das escolas da freguesia. O vereador auspiciou um futuro dinâmico para esta Biblioteca Escolar e considerou-a um “motor de enriquecimento de crianças”. Tendo por base o projecto das Bibliotecas Escolares para o concelho, a Câmara Municipal comparticipou a parte física do espaço recentemente inaugurado na EB1 de Alumieira.
“Quero realçar o trabalho realizado pela equipa de profissionais que trabalhou na construção da Biblioteca Escolar. É uma equipa fantástica que, se calhar, não fez mais noutras alturas porque ninguém lhes pediu”. referiu Isabel Terra, presidente do Agrupamento de Escolas de Loureiro. Segundo a presidente do Conselho Executivo, “é a maior Biblioteca a nível escolar do 1º ciclo, no concelho”. Isabel Terra explicou ainda que dos cerca de 1800 livros alguns são “antiquíssimos” e muitos deles relacionados com a freguesia. A nível de equipamentos, a Biblioteca tem disponíveis variados CD’s, DVD’s, leitores de vídeo e DVD, aparelhagem, Internet, entre outros materiais. A responsável pelo Agrupamento realçou o “bom” trabalho realizado pelas pessoas da Escola de Alumieira e do Agrupamento, englobando, igualmente, todos os funcionários que ajudaram a contribuir para a concretização deste objectivo.
Antes da visita à Biblioteca, as muitas crianças da escola e os seus professores receberam os representantes das entidades oficiais presentes em ambiente de festa e alegria. O programa começou com um poema encenado e intitulado ‘O rapaz de papel’ seguido das conversas à janela que arrancaram saudáveis gargalhadas a pequenos e graúdos. A canção entoada - baseada em ‘A Bela e o Monstro’ – foi, igualmente, um dos bons momentos daquela manhã considerada a mais fria do ano. Duas alunas receberam ainda os prémios do concurso lançado pela escola: Beatriz Rodrigues venceu na categoria do melhor logótipo para a Biblioteca, enquanto que Ana Valente arrecadou o prémio para o melhor slogan. Registe-se que neste concurso participaram todos os alunos da escola.
Ana Catelas
Fonte: Jornal Regional -31-1-007Etiquetas: Acervo Documental, Acontecimentos, Bibliotecas Escolares, Equipamento Instalações e Mobiliário, Representações Cénicas |